Fermentos para a produção de cachaça
Conheça alguns tipos de fermentos utilizados para a produção de cachaça.
Caipira: Produzido de forma artesanal, é utilizado há séculos em pequenas destilarias. Seus ingredientes, que podem variar de acordo com a região, incluem farelo de arroz, fubá, biscoitos e sumo de limão ou laranja. A mistura entra em reação com a adição de caldo de cana-de-açúcar, por cinco a sete dias, que libera leveduras da matéria-prima da cachaça.
Selecionado: Variedade industrializada desenvolvida sob medida para a elaboração de cachaças. Permite fermentação mais rápida e inibe a ação de contaminantes no processo.
Prensado: Também conhecido como fermento de padaria ou de panificação, é um produto industrializado de amplo uso na elaboração de alimentos e bebidas, como cervejas e destilados em geral. Tem como princípio ativo a levedura Saccharomyces cerevisiae.
Misto: Trata-se de uma combinação das variedades caipira e de padaria muito empregada, a exemplo da primeira, em alambiques de menor porte. Seu preparo demanda a mistura de um tablete de fermento prensado ao caldo de cana adicionado à massa de farinhas.
Clique aqui e veja mais notícias sobre a Cachaça Reserva 51.