Se você pensa que cachaça é água…
O carnaval chegou, a festa mais emblemática do Brasil aqui e no mundo todo. E claro, ela tem tudo a ver com cachaça. Nossa bebida favorita e apreciada nos 4 cantos do país combina muito com festa, alegria, diversão e com os blocos e desfiles sempre alegres e coloridos. Tanto é que existem várias músicas carnavalescas tradicionais que trazem a cachaça como tema. Você se lembra de algumas dessas marchinhas?
Você pode até não lembrar de muitas, mas com certeza a primeira que vem na sua cabeça é a quem tem o famoso verso “se você pensa que cachaça é água, cachaça não é água, não”. Pois é, essa marchinha ficou tão famosa que chegou a ser trilha de um filme, “O carnaval da Atlântida”, com a participação de Grande Otelo. Em 1955, a dupla Zé e Zilda, autores dessa inesquecível marchinha “Cachaça”, lançou outra chamada “Ressaca”, que também teve um grande sucesso.
E não é só marchinha não. Também teve enredo de escola de samba para a cachaça. Em 2001, a Imperatriz Leopoldinense fez a alegria dos foliões com o refrão “Cana-caiana, cana-roxa, cana-fita, cana-prata, amarela, Pernambuco … Quero vê descê o suco, na pancada do ganzá” e incendiou a sapucaí, consagrando-se campeã. E em 2014, a cachaça apareceu novamente com a escola de samba União do Parque Curicica, com o enredo “Na Garrafa, no Barril, Salve a Cachaça! – Patrimônio Cultural do Brasil”. O samba agitou a galera e fez sucesso, celebrando mais uma vez a tradição da cachaça, nosso maior patrimônio.
E você, já está no esquenta para a folia? Mas lembre-se, beber tá liberado, só não se esqueça de beber com responsabilidade, ok?
Confira outras curiosidades sobre a cachaça. Clique aqui